Página InicialEspecialidades MédicasGastroenterologia em Fortaleza

Gastro em Fortaleza

A Gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O Gastroenterologista ou Gastro dedica-se ao atendimento de pessoas com doenças do aparelho digestivo. Exemplos: Alergias alimentares, intolerância à lactose, refluxo gastroesofágico, constipação, dor abdominal, doenças do fígado e vias biliares.

Refluxo Gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago ou mais acima. Entre o esôfago e o estômago existem vários tipos de mecanismos de proteção contra o refluxo, mas esses mecanismos não funcionam bem nos bebês, por imaturidade. No estômago existe o ácido gástrico, necessário para a digestão dos alimentos. O que volta então é um líquido ácido. Esse ácido não pode permanecer normalmente no esôfago. Se isso acontecer ele pode ocasionar inflamação do esôfago e dor, que seria o correspondente da azia nas crianças maiores e nos adultos.

Gastroenterologia em Fortaleza

A doença do Refluxo pode ser tratada com medidas como dar comida em menor quantidade e mais frequentemente ou então elevar a cabeceira da cama. Nas crianças maiores procura-se que não haja exageros em comidas gordurosas, apimentadas, refrigerantes, chocolates e o leite, que pode provocar azia.

Fonte: Internet (WikiPedia)

Dra. Adriana Fontenele